Literatura
Felipe AntunesPor: Felipe Antunes
15/10/2020- 17:32:35
-
Tam. da fonte
+
Com contraste
Sem contraste

Foto: https://www.estudopratico.com.br/vanguardas-europeias/

"Acredito que esta guerra, na qual ingressei como se fora uma guerra de defesa e libertação, converteu-se numa guerra de agressão, crueldade e de conquista."
Esse depoimento de um soldado francês nos dá a medida do que foi viver o contexto da Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918). Porém, deixando a Guerra em si para um estudo posterior, seria interessante vermos como o olhar artístico captou aqueles tempos, pré e pós o conflito.

O artista atribui siginificados ao mundo através de sua obra. A sua obra é a percepção da realidade na medida em que ele cria novas formas que interpretam o mundo..

O século XX principia afirmando as conquistas técnicas e alardeando o seu progresso industrial. Tais conquistas eram resultados do não menos eufórico desenvolvimento capitalista do século XIX.

As nações capitalistas viviam os seus conflitos concorrenciais e o proletariado com seus movimentos sindicais marcavam presença ideológica e prática.

A tensão estava no ar!!!

O horror surge com o nome de Primeira Guerra.

O século XX parecia não ser bem-vindo!

Contradições, angústias e desesperos marcam o novo tempo. Nesse Contexto vemos aparecer as "pinceladas" artísitcas que delineavam a perplexidade humana...

Expressionismo
Fauvismo
Cubismo
Surrealismo

... assim como o Futurismo e o Dadaismo, cujos movimentos são mais conhecidos no campo literário.

Na arte pictórica a realidade foi deformada: as formas relativizadas; as cores exacerbadas; os temas multiplicados em inúmeras facetas. Os sentimentos humanos estão expressos nas telas.

Qual o sentido do mundo? Qual o sentido da vida? Qual o sentido da arte? O sem-sentido manifestou-se na deformação criativa dos artistas. Era o século XX marcando sua presença!

VEJA TAMBÉM